Conheça a história de 1º de abril, Dia da Mentira

Primeiro de abril é um dia em que se deve prestar ainda mais a atenção para notícias falsas. Por ser o “Dia da Mentira”, algumas grandes marcas costumam pregar peças nas pessoas.


Origem do 1 º de Abril


A origem do dia da mentira, celebrado em 1º de abril, remonta à instituição do Calendário Gregoriano, que substituiu o Calendário Juliano por determinação do Concílio de Trento (conselho ecumênico da Igreja Católica). Esses povos faziam uma festa que começava na última semana de março e ia até o dia primeiro de abril.


De forma pejorativa, os franceses chamavam essas pessoas de “poisson d’avril”, que pode ser traduzido como “tolos de abril”, que é a forma como a data é chamada em locais de língua inglesa. No fim do período do renascimento, os reinos do norte da Europa, principalmente França e Inglaterra, começaram a usar a data para fazer pegadinhas.

Mentiras históricas


Entre os mais conhecidos, a emissora britânica BBC,em uma das memoráveis brincadeiras afirmou que o governo do Reino Unido trocaria o mecanismo de ponteiros do Big Ben por um mostrador digital. A mentira, veiculada em 1980, ainda prometeu que a primeira pessoa a ligar para a rádio ganharia os antigos ponteiros do grande relógio como lembrança.


A ação gerou milhares de ligações e cartas e acabou causando problemas à emissora, que teve que explicar durante a programação nas semanas seguintes.

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo
logo novo SimNet.png
mundo-suas-mãos---box-site-200.jpg