Mito ou verdade? Descubra os principais pontos sobre o seu roteador

Mesmo sendo aparelhos que usamos diariamente, temos dúvidas a todo momento sobre o que é mito ou verdade em relação ao roteador e o que pode atrapalhar ou ajudar ter melhor desempenho. O blog 200 mega desvenda alguns desses mistérios.


1- Micro-ondas e secadores de cabelo podem atrapalhar sinal de rede.

VERDADE. O micro-ondas opera na mesma frequência que o roteador e as ondas podem vazar e atrapalhar o WI-FI. O secador de cabelo, se conectado na mesma rede elétrica, pode gerar um ruído na tomada.


2- Lata de alumínio melhora o sinal sem fio.

VERDADE. Porém, não é indicado pelos fabricantes. O sinal rebate na lata e vai para outras áreas. Se for realizada de forma incorreta, pode piorar a conexão ao invés de ter melhor desempenho.



3- Colocar o roteador no alto melhora o sinal do Wi-Fi.

VERDADE. O posicionamento do roteador é um fator importantíssimo para o desempenho da rede. Por isso, sempre que for instalar esse tipo de equipamento, observe o possível diâmetro para o sinal da Internet, evitando lugares que coloquem muitos obstáculos à frente do transmissor.

4- Limpar o cache melhora a velocidade.

MITO. Por mais que pareça fazer sentido, limpar o cache, ou mesmo apagar os dados de seu navegador, não vai fazer com que sua Internet ganhe velocidade. A rapidez com que a conexão flui está relacionada à rede, enquanto os dados contidos no navegador estão relacionados apenas ao software em si. Portanto, não há ganho algum em relação ao desempenho do Wi-Fi.


5- Quando o sinal está ruim, a saída é trocar o roteador.

MITO. Antes de trocar seu roteador, o ideal é observar se o equipamento está posicionado e configurado corretamente. Colocar um novo equipamento em um cenário que não favoreça o uso de todos os seus recursos não vai, necessariamente, trazer ganhos em relação ao dispositivo substituído.


24 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
logo novo SimNet.png
mundo-suas-mãos---box-site-200.jpg