Termos da web que talvez você não conheça

O mundo da tecnologia é cheio de palavras e termos desconhecidos por muitos usuários. Normalmente, essas expressões estão ligadas a questões técnicas.


Então, é comum nos sentirmos confusos com tantos conceitos que surgem a uma velocidade espantosa e tomam conta da rede. Conhecer bem cada uma delas facilitará o seu dia a dia e, ainda, trará mais segurança online para você e sua família.


Para te ajudar, preparamos um dicionário de tecnologia para que você entenda o significado de alguns desses termos utilizados na Internet.


1. Spam - Surgiu como a prática de enviar e-mails com propagandas não desejadas pelo usuário. É uma das formas mais utilizadas para a propagação de vírus e outras ameaças para roubar dados do usuário.


2. Bug - É um termo da informática que se refere às falhas inesperadas que ocorrem ao executar algum programa. Esses erros prejudicam o funcionamento correto podendo causar alguns problemas, como: travamentos e roubos de informações sigilosas


3. Upload - É um processo no qual o usuário envia arquivos do seu computador ou smartphone para servidores de páginas da internet.


4. QR-CODE - É um código de barras bidimensional que pode ser escaneado pelos dispositivos móveis e convertido em texto, endereço, número de telefone, localização, entre outros.


5.Backup - Significa "cópia de segurança". Trata-se de uma cópia dos arquivos importantes em outros locais, como um serviço em nuvem, um HD externo ou até mesmo um pen drive.


6.Cookies - São pequenos arquivos de texto que armazenam o que o internauta visitou na rede. Ficam gravados temporariamente no computador do usuário e podem ser recuperados, durante a navegação, pelo site que os enviou.


7.Viral - É um termo utilizado para nomear um conteúdo de grande sucesso e com compartilhamento muito rápido na Internet e redes sociais.


8.Inbox - O termo “inbox” é uma palavra no idioma inglês, que em português significa “dentro da caixa”. No contexto da internet, o termo está associado ao envio de mensagens privadas numa determinada plataforma e é muito popular nas redes sociais.


9.Nuvem - Se refere a locais na Internet em que é possível salvar todo tipo de informação que funcione como um arquivo, e recuperar facilmente esse material mais tarde utilizando o computador ou outro dispositivo com conexão à Internet.


10.Wireless - Significa “sem fio” e possibilita a transmissão da conexão entre pontos distantes sem precisar usar fios. Essa tecnologia compões uma série de outras, sendo a mais comum delas a WIFI.



3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
logo novo SimNet.png
mundo-suas-mãos---box-site-200.jpg