Van Gogh: conheça sua história e curiosidades sobre o artista

8 itens para quem deseja saber mais sobre a vida e as obras de Van Gogh


Internet 200Mega por 49,90 - É na SimNet - Confira Condições


Considerado um dos artistas mais famosos e influentes do mundo, Van Gogh foi um pintor holandês nascido em 1853, na pequena aldeia em Zundert. Na infância, era descrito como alguém sério, quieto e pensativo, e logo descobriu seu talento para a arte. Aos 16 anos, começou a trabalhar como vendedor de obras de arte e livros na galeria do seu tio. Nos anos seguintes, trabalhou também como professor e pregador missionário na Bélgica. 

Apesar das diversas crises espirituais e episódios psicóticos, Gogh frequentou por um ano o Seminário de Teologia. No entanto, em 1880, acabou investindo na carreira de pintor em Bruxelas. Com o dinheiro que seu irmão lhe mandava, passava os dias pintando aquarelas e estudando anatomia e perspectiva. Anos depois, as cartas que trocava com seu irmãos tornaram-se muito famosas no mundo todo, pois retratavam parte de seu discurso sobre a arte e criatividade.

Com influências impressionistas, Van Gogh acabou desenvolvendo seu próprio estilo de arte, com pinceladas separadas e cores fortes - sendo considerado um artista pós-impressionista. Em dois anos, pintou mais de 200 quadros, entre eles o seu Autorretrato, em 1887. 


No ano de 1988, an Gogh foi diagnosticado com depressão e então decidiu se mudar para Arles. Após conseguir ter a maioria de suas crises controladas, foi inspirado pela paisagens locais que começou a pintar um quadro por dia. Conforme o passar do tempo, seus traços começaram a evoluir para pinceladas espirais e curvas e foi nessas obras que surgiram alguns de seus trabalhos mais importantes como "Vista em Arles com Lírios", "Girassóis" e "Quarto em Arles".


Ao longo dos anos, teve constantes brigas com Gauguin, um dos seus amigos artistas com quem morava. No auge de uma discussão, Van Gogh lhe ameaçou com uma navalha, o que fez com que seu colega retornasse a Paris. Arrependido, Van Gogh cortou sua própria orelha em um acesso de agressividade e enviou em um envelope para Gauguin. Tal fato inspirou, no mesmo ano, seu “Auto Retrato com a Orelha Cortada”.


Em 1889, Van Gogh se interna no Hospital de Saint-Rémy-de-Provance, e cria mais de 200 quadros, inclusive “A Noite Estrelada” e “A Vinha Vermelha”, único quadro que conseguiu vender enquanto estava vivo. O artista se suicidou em 1890, depois de uma vida anônima e de muito sofrimento. No total, criou mais de dois mil trabalhos, sendo cerca de 860 pinturas a óleo - e a grande maioria durante seus dois últimos anos de vida. Suas obras eram inspiradas em paisagens, natureza morta, retratos e autorretratos. Anos depois, tornou-se referência pelo estilo vibrante e dramático, além do trabalho único que contribuiu para diversos movimentos artísticos nos anos que se seguiram.


Confira alguns itens sobre o pintor para decorar e conhecer ainda mais sobre sua história;

1. Van Gogh: https://amzn.to/2FH5KxH


2. Van Gogh (Português) Capa dura: https://amzn.to/33MQebz


3. Van Gogh (Inglês) Capa dura: https://amzn.to/32Sw6Wg


4. Vincent - a história de Vincent Van Gogh: https://amzn.to/3452jsT


5. Amendoeira em Flor - Vincent van Gogh - 60X76 - Tela em Canvas Para Quadro: https://amzn.to/2RNXxdp


6. Funko Pop! Vincent Van Gogh #03: https://amzn.to/33OkSkS


7. Placa Decorativa em MDF com 20x30cm - Modelo P229 - Van Gogh: https://amzn.to/2FUEVWq


8. Noite Estrelada - Vincent van Gogh - 90x113 - Tela em Canvas Para Quadro: https://amzn.to/33ILHqk

Internet 200Mega por 49,90 - É na SimNet - Confira Condições


18 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
logo novo SimNet.png
mundo-suas-mãos---box-site-200.jpg